sexta-feira, 6 de julho de 2012

Deixem as crianças se livrarem do crack!

Confira aqui no blog a íntegra do meu artigo publicado hoje, dia 6, no jornal O Dia, sobre a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social no combate ao crack na cidade do Rio de Janeiro.

Há mais de um ano, a prefeitura trava verdadeira batalha contra o crack, adotando o abrigamento compulsório como um dos caminhos para livrar pequenos cidadãos desse vício maldito. Já foram feitos 4.496 acolhimentos, sendo 3.853 de adultos e 643 de jovens, em diversas cracolândias. Atualmente, 120 crianças e adolescentes estão sendo cuidados e tendo a oportunidade de viver dignamente, bem alimentados, tratados de suas inúmeras doenças adquiridas nas ruas, do seu vício, recebendo carinho e já resgatando os laços familiares.

Ainda assim, 'sociólogos de sofá' insistem em fazer questionamentos infundados. Muitos, inclusive, sem nunca terem passado pela porta de uma unidade. Solução, também, não dão nenhuma. Levar essas crianças e adolescentes para instituições dirigidas por policial aposentado, medicar por telefone, ausência de protoco-lo, pessoal e resultados são algumas das acusações.

Talvez fosse melhor designar alguém ligado ao tráfico de drogas para a direção das casas? Deixá-los nas famigeradas cracolândias esperando que resolvessem se tratar, também, poderia ser melhor? Cabe a mim informar que todos os jovens que chegam às instituições recebem atendimento de médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais preparados para esse trabalho. Tudo regido por um Plano Político Pedagógico, que dá as diretrizes do trabalho, para garantir a assistência integral a eles.

O objetivo para Prefeitura do Rio é salvar vidas. Todas as unidades sempre foram abertas à fiscalização e à mídia, nacional e internacional. Não há o que esconder, só a evoluir. Para a Secretaria de Assistência Social, estarrecedor é deixar crianças e adolescentes de todas as regiões da cidade à própria sorte nas cracolândias. Pode ser que, com esses esclarecimentos, alguns políticos de gabinete entendam que o quadro deprimente desenhado por jovens e famílias inteiras dependentes do crack e está nas ruas, bem embaixo de seus narizes.

1 comentários:

ACUCA CAPOEIRA disse...

Parabéns pelo trabalho; conte comigo!
Devemos trabalhar em conjunto, somando e multiplicando equipes; disseminando projetos culturais, sócios educativos; de qualificação, oportunidades, dar as mãos fazendo uma corrente do bem, da solidariedade. Compreender ao invés de julgarmos. Parabéns! Tenho projetos culturais como: capoeira, percussão, reforço escolar, alfabetização o q me falta é apoio, um espaço maior, pois adoro trabalhar, apoiar, orientar, incentivar, conduzir crianças, jovens e adolescentes e acreditar neles acima de tudo.