A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta terça-feira, dia 24, mais uma operação para retirada de população em situação de rua e usuários de drogas das cracolândias das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, ambas na Zona Norte. Ao todo, foram realizados 87 acolhimentos, sendo 71 adultos e 16 crianças e adolescentes. Essa foi a 30ª ação conjunta de enfrentamento ao crack realizada pela Prefeitura do Rio em 2012.
A ação teve início às 8h, em Manguinhos. Na localidade, o foco principal foi a extensão da Avenida Leopoldo Bulhões, onde 51 pessoas foram encontradas. Com apoio de 40 policiais das delegacias especializadas DCAV, DPCA, DCOD, além de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), os profissionais do município também atuaram na Avenida Dom Helder Câmara, no entorno da cracolândia do Jacarezinho, com o acolhimento de 36 usuários de drogas. O trabalho de acolhimento foi realizado por 22 funcionários da SMAS, dentre assistentes e educadores sociais, psicólogos Durante a ação foram apreendidas drogas, material para consumo de crack, além de uma arma.
Após o processo de identificação na polícia, todos serão encaminhados aos abrigos da rede socioassistencial do município. As crianças, em especial, irão para a Central de Recepção Carioca, onde serão avaliadas sobre a necessidade de abrigamento compulsório por uma equipe multidisciplinar formada por médico, assistente social, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros e educadores sociais.
Desde o dia 31 de março de 2011, quando a SMAS deu início às operações conjuntas com órgãos de segurança para o enfrentamento à epidemia do crack, foram promovidas 93 ações nas principais “cracolândias” do município. Ao todo, foram 4.640 acolhimentos, sendo 3.980 adultos e 661 crianças e adolescentes.
0 comentários:
Postar um comentário