quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Apague essa ideia!

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para quem acha que é uma bobagem ter um dia especialmente para combater o tabagismo, os dados são alarmantes. No Brasil, são 32 milhões de fumantes! Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da UFMG mostra que o fumo é responsável pela morte de um entre cada cinco homens e de uma em cada dez mulheres no nosso país.

Sem contar que o cigarro é a segunda droga mais consumida entre os adolescentes e, aliada ao álcool, é uma das portas de entrada para o consumo de drogas ilícitas. Basta perguntar para quem fuma maconha, crack ou utiliza outros entorpecentes como ele começou no vício.

O tabaco provoca, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo, diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata.

E os danos não são apenas para quem fuma. Pessoas expostas ao fumo, os chamados fumantes passivos, têm 30% mais riscos de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais de doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de doenças coronarianas agudas. Além disso, a propensão à asma e à redução da capacidade respiratória é maior neste grupo.

Além dos prejuízos que causa à saúde das pessoas, o tabaco traz riscos ambientais graves. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada, o fumante de um maço por dia consome duas árvores em um mês, isso sem contar no uso de agrotóxicos nas plantações e os incêndios. Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são provocados por pontas de cigarros jogadas ao chão.

A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos carros), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Os filtros jogados no chão demoram cerca de cinco anos para se decompor, e ingeridos, podem matar peixes, animais marinhos e aves.

No ano passado, a presidente Dilma Rousseff proibiu o fumo em recintos coletivos fechados em todo o País, um importante avanço na política nacional de controle do tabagismo. Medidas como essa protegem a população dos riscos do fumo passivo em ambientes públicos, locais de trabalho e meios de transporte. Afinal, para mim, meus filhos e todas as pessoas que não fumam, não é justo que compartilhemos esse vício maldito passivamente.

Fumar é um vício. Deixar de fumar é difícil. Mas não é impossível.

Que tal começar hoje, no Dia Nacional de Combate ao Fumo? Então entre nessa, apague o cigarro e viva melhor!

Veja abaixo os locais onde procurar ajuda para deixar o vício:

Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: Programa Contra o Tabagismo. Veja as unidades de tratamento no site http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=122828 ou entre em contato pelo Disque-Rio 1746

Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - Enfermaria de Imunologia e Pneumologia. Contatos: 2240-1665 / 2240-1937/0800 025 7007/(21) 2297-6611 ou faleconosco@santacasarj.org.br
Endereço: Rua Santa Luzia, nº 206 - Centro (RJ)

Programa de controle do tabagismo – Hospital Universitário Pedro Ernesto Policlínica Piquet Carneiro

Endereço: Avenida Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier
Atendimento: todas às 5ª feiras, a partir das 13h;
Local: Setor de Pneumologia, no térreo do prédio.

0 comentários: