segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rio é a cidade olímpica!

O Rio de Janeiro é oficialmente uma sede olímpica! Viva! A imagem do prefeito Eduardo Paes recebendo a bandeira olímpica e a balançando com entusiasmo, ontem, na cerimônia de encerramento das Olimpíadas, em Londres, foi emocionante. Que orgulho! A bandeira olímpica chega hoje no Rio, marcando oficialmente a contagem regressiva para a próxima edição do maior evento esportivo do planeta. Amanhã, ela será levada até  Brasília para ser apresentada à presidente Dilma Rousseff. Na quarta-feira, os cariocas vão poder conhecer o símbolo olímpico, que vai passear pela cidade, indo do Complexo do Alemão, na Zona Norte, na Praça do Canhão, em Realengo, à Zona Sul. A bandeira olímpica será exposta no Palácio da Cidade até que o Pavilhão Olímpico, em construção ao lado da prefeitura fique pronto.

Agora é com a gente! A contagem começou. O Rio já está se preparando para dar um salto estrutural e fazer bonito em 2016. Nos próximos quatro anos, o Rio será a cidade olímpica por direito, mas vai ter de mostrar de fato que merece o título. Mas a cidade-sede está correndo atrás, investindo e encarando os desafios em infraestrutura, transportes e segurança. Vamos investir na capacitação profissional, em equipamentos modernos e convênios para garantir a segurança durante os jogos, vamos aumentar a nossa capacidade de acomodações, melhorar o transporte, entre várias outras obras estruturais. Pegando carona na Rio+20, ainda há o comprometimento com o meio ambiente.  

E obviamente, temos o comprometimento de ser excelência esportiva. Como cidade-sede, teremos representantes em todas as modalidades 32 em 28 esportes. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estabeleceu a meta de chegarmos ao "top ten" no quadro de medalhas e  figurarmos entre os dez melhores países. Para isso, estamos abrindo o leque em esportes que não temos tradição e apostando em novos atletas. E como disse o prefeito, não podemos esquecer de levar os conceitos do espírito olímpico, ou seja, a colaboração, a participação e a solidariedade para os jovens e para as nossas escolas municipais.

Ontem, não teve quem não tivesse ficado emocionado com a cerimônia de encerramento. Ver o gari Renato Sorriso esbanjando alegria no palco do Estádio Olímpico de Londres e mostrando parte da nossa cultura e símbolos tradicionais do Brasil e do Rio foi contagiante. Ouvir o Hino Nacional, ver a projeção do calçadão de Copacabana no estádio, o símbolo do Rio-2016 no centro do palco. Quem não se arrepiou quando a Marisa Monte entrou vestida de Iemanjá cantando a Bachiana n 5 de Heitor Villa-Lobos? E Aquele Abraço, do Gil? E ainda teve o nosso atleta maior, o Pelé, sendo reverenciado por todos. Foi muito lindo. O mundo todo assistiu um pouquinho do que está por vir em 2016. Agora é o Rio!

0 comentários: