quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Rio sobe em ranking do Ideb

A educação no Rio cresceu nos dois últimos anos. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, mostra que, entre as capitais, o município subiu uma posição nos anos iniciais do ensino fundamental. Já nos anos finais, aumentou a nota de 3,6 para 4,4, saltou cinco posições e teve o maior crescimento do País!

E as boas notícias não param. Entre as cinco melhores escolas do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, duas são da rede municipal de ensino: o Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, e o Ciep Pablo Neruda, na Taquara. No estado, o ensino médio deixou a penúltima colocação e avançou 11 posições, pulando para o 15 lugar entre as 27 redes estaduais do País.

Quero só ver os pessimistas de plantão que vivem colocando os cariocas como os piores em tudo. O Ideb não nos deixa mentir. Os dados demonstram que, ao contrário das más línguas, o trabalho desenvolvido pela secretaria municipal de educação está dando certo. Superamos todas as metas. Só não vê quem não quer ver. Ou precisa atacar o belo trabalho que está sendo desenvolvido.

Nossa meta agora é melhorar ainda mais esse índice, ter todas as crianças alfabetizadas até os seis anos; colocar todas as escolas com ensino único de sete horas; avançar no ensino integral; garantir a alfabetização no primeiro turno; o cumprimento do currículo e a capacitação do professor. É claro que precisamos continuar investindo ainda mais na educação. Mas, é muito bom saber que estamos no caminho certo.

0 comentários: