Com 700 PMs e 12 motocicletas, essa UPP será a maior de todas. Os policiais vão patrulhar as 25 subcomunidades existentes na área de 840 mil m² , onde vivem 69 mil pessoas. Será uma sede administrativa, que está em construção no Parque Ecológico, além de oito bases avançadas em pontos estratégicos da comunidade.
Com certeza, a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha chega para melhorar, ainda mais, a rotina dos moradores da comunidade e do comércio de Gávea, São Conrado e outros bairros da Zona Sul. Afinal, desde a chegada das forças de segurança, em novembro passado, os avanços foram muitos.
Um marco dessa ocupação foi a prisão de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico no local. Em apenas duas horas e sem disparar nenhum tiro, as forças de segurança do Estado do Rio ocuparam as Favelas da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu.
Nos últimos quatro anos, foram investidos R$ 272 milhões em urbanização da Rocinha, que incluem um complexo esportivo, um conjunto habitacional e uma unidade de saúde. Na segunda fase de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão previstas a construção de um mercado público e a implementação de um teleférico com três estações, a exemplo do Complexo do Alemão. O investimento total pode chegar a R$ 700 milhões.
A inauguração da UPP da Rocinha parecia impossível há alguns anos. Hoje, é mais uma etapa para a consolidação da paz na comunidade, uma quebra de paradigmas.
0 comentários:
Postar um comentário