sexta-feira, 14 de setembro de 2012

100 dias no Santo Amaro

Amanhã, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai realizar ação social no Morro Santo Amaro, no Catete, na Rua Luiz Onofre Alves, na entrada da comunidade, das 10h às 16h. A ação social é uma comemoração dos 100 dias da bem-sucedida ocupação do Santo Amaro.

Desde o dia 18 de maio, quando a Força Nacional e demais órgãos governamentais e de segurança pública, fizeram a ocupação social, a SMAS entrou na comunidade e entorno em caráter permanente. Na época, eu ainda estava à frente da secretaria, e participei desse processo.
Por isso, é com muito orgulho que vejo a comunidade do Santo Amaro hoje. Ao longo desse período, foram instalados contêineres no alto do morro e em um dos acessos ao local para atender as principais demandas. A iniciativa pioneira faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal.

Neste sábado, entre os serviços oferecidos, há a retirada de documentos, cadastramento no Programa Minha Casa, Minha Vida, e no Banco Carioca de Estudos, corte de cabelo e recreação infantil. Os moradores também vão receber orientações sobre saúde bucal e conscientização ambiental. A Firjan fará o cadastramento para oportunidade de empregos. O Santo Amaro nos mostrou que é possível. Basta ter vontade.

0 comentários: