sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas!

Ontem foi comemorado o Dia Mundial de Doação de Órgãos. A data é motivo de orgulho para os brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) o número de transplantes vem aumentando no Brasil. Especialmente no Estado do Rio, que bateu recorde em captação de órgãos este ano: foram 790 transplantes até agosto, contra 900 em todo o ano de 2011, um aumento de 45%. Com isso, o Rio pulou do último lugar entre os estados que mais fazem transplantes em 2010, para o segundo este ano!

Mas a gente quer mais! Em 2013, a Secretaria Estadual de Saúde quer atingir a meta de 20 doadores por milhão. Mas para isso é preciso que todos participem. E, principalmente, se conscientizem da importância de ser um doador de órgãos.

No primeiro lugar do ranking de transplante está a córnea, que registrou aumento de 6%, e pode chegar a mais de 15 mil cirurgias até dezembro. Estamos caminhando para a “fila zero”, ou seja, o paciente que precisar de transplante não necessita mais esperar por longo período. Os transplantes de rim e fígado, estão em seguida com aumentos de 8,8% e 7,4% respectivamente.

Infelizmente, as principais barreiras para a doação ainda são a falta de conhecimento e a recusa da família. Há também as dificuldades burocráticas. Mas estamos correndo atrás. O Conselho Federal de Medicina propôs alterações na legislação. A previsão é que elas sejam encaminhadas à Casa Civil até o fim do ano.

Em 2013, está previsto um sistema mais moderno de informação, e investimentos na capacitação e no fortalecimento da rede de transplantes. O Governo Federal prevê investimentos de R$ 10 milhões destinados a centros de referência em transplantes interessados em capacitar unidades que ainda não oferecem esse tipo de cirurgia.

Então vamos lá fazer a nossa parte! Seja um doador de órgãos! Seja um doador de vida! Quer saber mais? Então clique aqui e acesse o site do MS e veja como ser um doador.

0 comentários: