quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Centésima operação!

Desde que a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) deu início às operações conjuntas com órgãos de segurança para o enfrentamento à epidemia do crack, foram promovidas 100 ações nas principais cracolândias do Rio. Na época que os trabalhos começaram, eu ainda estava à frente da SMAS, e promover uma operação conjunta para combater o crack era uma decisão audaciosa. Expressões como “enxugar gelo”, era o que mais ouvíamos.

Hoje, 100 operações após, os resultados mostram que estávamos certos e continuamos no caminho certo. De março de 2011 para cá, foram 4921 acolhimentos, sendo 4238 adultos e 683 crianças e adolescentes. Foram 63 operações em 2011, com 2924 acolhimentos, e 100 em 2012, com 1997 acolhimentos.

Na manhã desta quarta-feira (12), a SMAS acolheu 51 pessoas, sendo 46 adultos e 5 crianças e adolescentes, no Jacarezinho, ao longo da Avenida Dom Helder Câmara e na localidade chamada Pica-pau, ambas na Zona Norte. O serviço de abordagem social começou às 7h. Todos os acolhidos foram encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município.

Mas a luta continua. E o trabalho não pode parar. A nossa intenção é combater o crack e encaminhar essas pessoas para as unidades de reinserção social, e além dos cuidados com a saúde, oferecer oportunidades e atividades que as levem para bem longe desse vício maldito.

0 comentários: