quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A visão de quem mora no Jacarezinho

Começa hoje a exposição O Muro, no Jacarezinho. A mostra faz parte do projeto social “Eu Sou”, coordenado pelo artista plástico Helio Rodrigues, e vai exibir fotos feitas por 80 jovens da comunidade.

É muito bacana ter uma exposição como essa num lugar marcado pela violência e que, infelizmente, ultimamente só aparece nos noticiários por causa da cracolândia. Essa droga maldita que faz com que a Secretaria Municipal de Assistência Social vá frequentemente ao local realizar operações de combate ao crack.

A exposição mostra que nem tudo é crack no Jacarezinho. Embora também mostre usuários, reproduz flagrantes do dia a dia na comunidade, e fotos de tudo, desde passáros voando, a um detalhe de uma flor. O resultado é emocionante e vale a pena dar uma conferida. E o que é mais bacana, são imagens captadas através do olhar de crianças e adolescentes, mostradas através de pequenos orifícios em um muro cenográfico.

 A instalação é móvel e estará no Largo do Estuba, no Jacarezinho. A partir do dia 24, ela se muda para o Museu da República e, no dia 20 de outubro, vai para a Biblioteca de Manguinhos. E em 2013, a exposição vai atravessar o oceano e poderá ser vista em Portugal e na França. A comunidade está de parabéns e o artista plástico também.

0 comentários: